Destaque LCA
Gratuidade aumenta uso de ônibus em SP aos domingos, mas gera dúvidas
Gratuidade aumenta uso de ônibus em SP aos domingos, mas gera dúvidas
27 de novembro de 2024
/
Gratuidade aumenta uso de ônibus em SP aos domingos, mas gera dúvidas
Faltam dados para mostrar que programa Tarifa Zero, ainda em testes, deu nova dinâmica à economia da cidade.
Com o programa Tarifa Zero, a prefeitura de São Paulo deve deixar de arrecadar quase R$ 300 milhões em um ano, montante superior ao orçamento anual de algumas secretarias ou aos recursos destinados à urbanização de favelas no município. O programa, que prevê subsídio de 100% na tarifa de ônibus aos domingos, aumentou o número de passageiros e o movmovimento nos parques nos dias em que a gratuidade está em vigor. Não está claro, contudo, se tem capacidade de estimular a economia aos domingos, afirmam especialistas.
Exercício da LCA Consultores feito para o Valor mostra que, em um ano (de dezembro de 2023, quando começou, a dezembro deste ano), a renúncia de receita por conta do programa pode chegar a R$ 293 milhões.
Com a implementação do programa, a média de passageiros transportados aos domingos cresceu 38,8%, calcula Bruno Imaizumi, economista da LCA, com base em dados disponibilizados pela SPTrans, a empresa municipal que gere o transporte por ônibus na cidade.
Desde 17 de dezembro de 2023 até 3 de novembro, foram transportados no total 133,1 milhões de passageiros aos domingos, o que significa uma média de 2,8 milhões por dia, ante 2 milhões antes do Tarifa Zero.
A alta é expressiva quando comparada aos dias de tarifa cheia, como os sábados. Entre o sábado de 16 de dezembro e o de 2 de novembro, foram transportados 180 milhões de passageiros, uma média de 3,9 milhões por sábado, 0,17% a mais que a média pré-programa. O estudo, que contabiliza 60 domingos e um feriado, analisa o perfil de passageiros que pagam a tarifa integral e aqueles que pagam meia.
FONTE: Valor Econômico.
Acesse o conteúdo completo em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/11/26/gratuidade-aumenta-uso-de-onibus-em-sp-aos-domingos-mas-gera-duvidas.ghtml