Destaque LCA
Caged surpreende com mais de 200 mil vagas.
Caged surpreende com mais de 200 mil vagas.
Caged surpreende com mais de 200 mil vagas.
Para economistas, emprego gera expectativa de PIB maior, mas mantém alerta sobre inflação.
O mercado de trabalho surpreendeu ao registrar abertura líquida de 201.705 vagas com carteira assinada em junho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta terça-feira, 30. O resultado ficou acima do que os economistas esperavam. A mediana do Valor Data previa 160 mil vagas. Por um lado, o número foi celebrado porque é condizente com projeções de crescimento do PIB acima de 2% este ano. Por outro, reforça preocupações de que a resiliência do mercado de trabalho atrapalhe o processo desinflacionário da economia brasileira.
Os cinco setores da economia tiveram abertura líquida de postos formais de trabalho em junho. Entre contratações e desligamentos, serviços gerou 87.708 novas vagas, enquanto agropecuária, produção florestal, pesca e aquicultura abriu 27.129. Já a indústria geral criou 32.023 novos postos de trabalho e construção, 21.449. Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas também criaram 33.412.
Para Mirella Hirakawa, economista e coordenadora de pesquisa da Buysidebrazil, o mercado de trabalho segue forte, o que é bom, mas está deixando pouco alívio para a continuidade da desinflação.
"Mantemos nossa projeção de 1,9 milhão de vagas formais em 2024
Bruno Imaizumi
Ao observar a criação líquida de mais de 200 mil vagas com carteira assinada em junho, ela ressalta que o cenário reforça a tese da última milha, que defende que a inflação já não está sendo pressionada pelos efeitos da pandemia ou da guerra Rússia-Ucrânia, mas sim pelo mercado de trabalho mais forte do que se imaginava.
Hirakawa cita os efeitos sobre a renda como elemento que deve deixar o Banco Central atento e o próprio ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ressaltou que o mercado de trabalho aquecido abre possibilidade de aumentar salários.
Embora o cenário seja positivo em termos de crescimento do PIB, preocupa economistas em relação à possibilidade do Banco Central não ver espaço pra voltar a cortar juros.
Fonte: Valor Econômico
Acompanhe o conteúdo completo em https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/07/31/caged-surpreende-com-mais-de-200-mil-vagas.ghtml