• Setores
  • Setores

Energia


O setor energético tem papel estratégico para o crescimento econômico sustentável.

Podemos dizer que os princípios do modelo brasileiro para o setor de Energia têm origem no setor elétrico, mas se aplicam bem a todos os segmentos da matriz: segurança energética, eficiência produtiva e modicidade tarifária. Esses princípios determinam grandes desafios, e para atendê-los tem sido vital uma visão sistêmica do setor energético (com foco em geração, transmissão e distribuição; exploração e transporte de gás e produção de biocombustível).

Questões como a iminência de se explorar o petróleo pré-sal em volumes expressivos e de se produzir etanol para os mercados interno e internacional ensejam adequações regulatórias relevantes e impõem novos desafios.

A LCA conta com uma atuação de grande destaque no setor de Energia, com trabalhos em Economia do Direito, Inteligência de Mercados e Investimentos e Finanças Corporativas.


Expertise e capacitação da LCA

A LCA tem trabalhos dedicados ao setor elétrico e de combustíveis (renováveis e não renováveis) em diversas frentes (projeção de mercado, aspectos regulatórios, análises de equilíbrio econômico-financeiro, matriz energética, valuation) que se complementam e possibilitam análises robustas e consistentes. Construímos uma reputação qualificada na interlocução com autoridades competentes (como a Aneel, a ANP e os Ministérios das Minas e Energia, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

A operação integrada das áreas de atuação da LCA permite analisar com rapidez questões de grande complexidade – o que possibilita, por exemplo, antecipar riscos e dar suporte a ações preventivas por parte de nossos clientes.


Atuação em várias frentes

Há quase uma década a LCA desenvolve modelos de análise e projeção de demanda de energia elétrica para uma série de concessionárias, apoiando suas estratégias de compra de energia em leilões, seu posicionamento em revisões tarifárias e em demandas de reforço à rede básica de transmissão. Ainda para os segmentos de GLP e etanol, aplicamos nosso ferramental analítico de Inteligência de Mercados.

Na área de Regulação, participamos de muitas definições relevantes, como Fator X, limites de concentração, base de remuneração e outros temas relacionados a investimento (como o papel das estatais, verticalização, project finance).

Em Investimentos e Finanças Corporativas, apoiamos grandes grupos de investidores em estratégias de leilão e em valuations de usinas hidroelétricas, termoelétricas, PCHs e usinas de biomassa, em decisões de compra e venda de ativos e participações e na estruturação financeira e captação de recursos. Destacamos também nosso papel como advisor de grandes investidores em geração e distribuição de energia elétrica.


Parceria com a Excelência Energética
Em 2012, a LCA e a Excelência Energética, renomada consultoria com foco em energia elétrica, uniram expertise e competências para atender clientes do setor de energia.

World Finance 2011
Em 2011 a revista World Finance concedeu à LCA o prêmio de melhor consultoria de atuação em energia no Brasil. Essa edição do World Finance Awards reconheceu o trabalho no setor de energia de consultorias e instituições em 16 países. Entre os nomeados estão consultorias como a Ernst & Young (eleita melhor consultoria de energia do Bahrein), Accenture (melhor consultoria de energia do Canadá), Deloitte (Dubai) e Booz Allen Hamilton (EUA).