• Setores
  • Setores

Bancos e serviços financeiros


A LCA tem atuação diversificada para atender os clientes do mercado financeiro. Além de projetos de Inteligência de Mercados para o mercado de cartões de crédito e o acompanhamento macroeconômico de alta qualidade, a LCA lançou uma linha de negócios para atender clientes que precisam de informação precisa e análises em tempo real sobre o mercado financeiro, a LCA Curto Prazo.


Macroeconomia com foco regional para a tomada de decisões

As projeções macroeconômicas da LCA são reconhecidas pela sua consistência e propiciam aos clientes suporte seguro para um amplo leque de decisões: de posicionamentos financeiros de curto prazo a decisões de investimento produtivo. O foco da nossa atuação é antecipar as tendências da economia brasileira – com atenção especial à atividade econômica, à renda dos consumidores e aos contrastes entre as regiões do país.


Atendimento especializado para o mercado de curto prazo

Para poder oferecer a melhor análise aos clientes que buscam respostas de qualidade e em tempo real sobre variáveis de curto prazo, lançamos em setembro de 2009 a LCA Curto Prazo.

A LCA Curto Prazo foi montada para atender aos profissionais que precisam de suporte para tomada de decisões de curto prazo, sejam economistas-chefe de instituições financeiras, analistas, tesourarias ou traders.


Marketing ROI e monitoramento de serviços e cartões de crédito e débito

Já elaboramos projetos de Inteligência de Mercados para avaliação do uso de serviços financeiros, como cartões de crédito e débito, desde monitoramento do mercado com foco no perfil dos usuários a propostas para otimização do ROI de atividades promocionais.


Valuation e identificação de oportunidades de crescimento

Um dos projetos recentes da LCA foi a realização de valuation para uma instituição financeira voltada ao crédito de linha branca em redes de varejo. A instituição era controlada conjuntamente por uma rede varejista e uma instituição bancária, e o resultado da avaliação serviu para apoiar negociações entre os acionistas.

Também desenvolvemos análises prospectivas para identificar setores da atividade econômica com oportunidade de crescimento. Analisamos fatores como boom de demanda ou de movimentação patrimonial (concentração ou pulverização), bem como oportunidades derivadas de mudanças no campo regulatório ou no comércio exterior. Trabalhos desse escopo vêm sendo muito úteis para subsidiar o posicionamento estratégico de bancos de investimento, fundos de investimento em participação e fundos de previdência abertos e fechados. Por fim, temos realizado análises financeiras e valuation para apoiar decisões de investimentos de fundações de previdência complementar.